terça-feira, 12 de abril de 2011

Juan de la Cierva e o Autogiro

Juan de la Cierva (fonte: wikipedia)

Juan de la Cierva y Cordoniu (1895 - 1936) foi um engenheiro nascido na Espanha, que em 1920 inventou o autogiro ou girocóptero, que mais tarde resultou no helicóptero. Perseguiu a idéia de uma aeronave segura, que não caísse e matasse seus pilotos e tripulantes, em caso de defeito. Falece, em 1936 aos 41 anos, em um acidente aéreo. Sim, a ironia.

Pitcairn Autogyro PCA-2 - fonte: wikipedia

No site da Montalva, construtora brasileira destes aparelhos, tem uma excelente explicação de seu princípio:
É uma aeronave que voa empregando uma asa rotativa (rotor) que funciona sem acionamento mecânico, girando pelo princípio de auto-rotação, o qual substituí o pára-quedas numa emergência. Esta é a única aeronave que não possui STOL de baixa velocidade (perda dos comandos), simples e econômica, sobretudo de fácil pilotagem.
O helicóptero acaba levando certas vantagens, como por exemplo não depender de vento para decolar - as hélices de cima, a tal asa rotativa, são iniciadas mecanicamente -, conseguindo decolar e aterrissar na vertical. Mas ainda assim, nos dias de hoje o girocóptero permanece como opção viável em certos casos, por ser um veículo simples e econômico.

No site espanhol Cervantes Virtual, mais fotos, como a abaixo, e um pouco mais sobre a vida dele.

Modelo C8V, de 1927

Nenhum comentário:

Postar um comentário